10 dicas para economizar energia na hora de utilizar seu ar-condicionado

Você está lendo:

10 dicas para economizar energia na hora de utilizar seu ar-condicionado

Sua conta de energia está vindo muito alta? Você acaba tendo que escolher entre uma noite abafada ou um baita susto quando a conta chega? Saiba quais ações diárias podem te ajudar a salvar uma grana!

A 6ª energia mais cara do mundo!

Não é novidade que a energia está ficando cada vez mais cara, e a tendência é piorar! Com o esgotamento de recursos e grandes períodos de estiagem, além do aumento dos encargos setoriais, impostos federais e estaduais, está cada vez mais difícil a situação do brasileiro.

Um estudo feito em 2020, pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), mostra que o custo da energia no Brasil é de 402,26 reais por MW-h. O valor é 46% superior à média internacional, de 275,74 por MW-h.

Ar-condicionado e economia, combinam?

O valor da conta de luz é um fator que sempre influencia, gerando medo em quem pensa em comprar ou utilizar um aparelho de ar-condicionado, mas afinal, é tão mais caro ter esse conforto em sua casa, ou é mito?

Hoje em dia não é impossível se manter refrescado, principalmente no verão caso você utilize aparelhos mais modernos. A preferência por aparelhos com tecnologia Inverter podem economizar de 40% a 70% de energia, segundo a PROCEL (Programa de Conservação de Energia Elétrica, da Eletrobras) comparado aos modelos convencionais. Estudos mais recentes demonstram que novas tecnologias no mercado, chegam a economizar até 77% no consumo de energia.

Quais hábitos o usuário pode ter, gerando mais economia?

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), divulgados em 2020, a compra de aparelhos de ar aumentou em 9% no Brasil, entre os anos de 2005 e 2018. A escolha por aparelhos mais modernos, reduz significativamente o valor da conta, como vimos acima. Porém, se aliada a hábitos simples e manutenção adequada, realizada por profissionais, a economia pode ser ainda maior. Veja abaixo como.

1 – Instalação elétrica

Essa é a questão que devemos ter mais atenção, antes de instalar o seu ar-condicionado é extremamente recomendado que você contrate um profissional capacitado, para avaliar se as condições elétricas do local atendem às especificações da fabricante do equipamento. Construções muito antigas, tendem a ter fiações elétricas desatualizadas, com bitolas não compatíveis ao necessário. Além de gastar mais, uma rede elétrica fora dos padrões aumenta os riscos podendo ocasionar sobrecargas, incêndios e até morte.

2 – Dimensionamento

Antes de adquirir o seu aparelho, é necessário saber quantos BTUs (Unidade térmica britânica) serão necessários para climatizar perfeitamente o ambiente do seu lar. Por exemplo, se você necessita de 12.000 BTUs e adquiri 9.000 BTUs, você estará exigindo muito mais do seu aparelho, levando sua conta de energia às alturas!

Portanto, atente-se na hora de escolher o modelo exato, existem diversas calculadoras de BTUs na internet, gratuitas, que te ajudam a escolher o modelo perfeito de acordo com as dimensões do seu ambiente.

3 – Priorize aparelhos com selo PROCEL “A” de consumo

Fique ligado em qual categoria de consumo o aparelho que pretende comprar está inserido. Na maioria dos aparelhos eletrodomésticos que compramos, existe uma etiqueta que demonstra o quanto aquele aparelho irá consumir. Eles são classificados de “A” a “E”, sendo o “A” mais econômico. Ter essa classificação no seu aparelho pode fazer com que você economize até 30% a mais de energia no fim do mês.

4- Posicionamento da condensadora

O local de instalação da condensadora e evaporadora, devem seguir as especificações do fabricante. Ela não deve ficar em locais fechados, impedindo que seja feita a troca de calor. Ao impedir que o ar do ambiente externo seja facilmente eliminado em uma área externa ventilada, ou cobrir esta parte do aparelho, exige que seja feita mais força pelo mesmo, aumentando o consumo de energia.

5 – Higiene e manutenção

A limpeza e manutenção do seu ar-condicionado devem acompanhar ele por toda sua vida útil. É de extrema importância que você se atente aos períodos recomendados de limpeza e manutenção, pois caso não sejam feitas, além de aumentar o consumo de energia, colocam a sua saúde em risco. 

Como limpar meu ar condicionado em casa?

O acúmulo de poeira nos filtros ocasiona a má circulação do ar, exigindo mais força do aparelho para retirar o calor quente do ambiente. O ideal é fazer a limpeza mensalmente no verão, e a cada dois meses no inverno – mesmo que o equipamento não esteja sendo usado.

Você sabia que a qualidade do ar que você respira, influencia diretamente no seu rendimento físico e mental?

Ao utitlizar o Air Shield você limpa, protege e higieniza o seu aparelho de ar-condicionado, removendo as sujidades que podem se acumular nos filtros e serpentina. Além de eliminar por até 30 dias colônias de bactérias, fungos, vírus e ácaros que estão presentes no seu ar condicionado.

Saiba os locais mais próximos onde você pode encontrar os produtos Air Shield no link abaixo!

6 – Proteja a parte interna e externa do Sol

Deixe as cortinas fechadas, a incidência de Sol dentro do ambiente que o aparelho está instalado dificulta o seu trabalho. Ele exige mais força para compensar o calor, impactando diretamente no seu bolso. Também é recomendado que se proteja a parte externa do aparelho, um telhadinho ou caixas de proteção podem evitar que haja superaquecimento, levando ao mal funcionamento.

7 – Mantenha portas e janelas bem fechadas

Evite fugas de temperatura! O abre e fecha de portas e janelas faz com que o ar climatizado do ambiente escape, e o ar do ambiente externo entre. Exigindo mais energia para corrigir a perda. A utilização de produtos como veda frestas podem te ajudar na vazão de ar. 

 8 – Regule a temperatura

Mantenha a temperatura perto dos 23°C, esta dica valiosa pode fazer você economizar muito. Evite deixar o aparelho trabalhando em temperaturas extremas, a faixa dos 23°-24°C é considerada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a que proporciona maior bem-estar. Deixar em temperaturas extremas, faz com que o aparelho ligue e desligue várias vezes, criando picos de energia e force o motor. A utilização da função Timer, pode ser a sua aliada.

 9 – Desligue o aparelho caso saia por muito tempo

Crie o hábito de não esquecer o seu aparelho ligado caso vá sair por muito tempo. Mas cuidado, caso sua ausência seja de no máximo 30 minutos, é mais vantajoso mantê-lo funcionando do que desligar. Ligar e desligar o aparelho repetidamente, causa picos de energia também.

10 – Utilize produtos Air Shield

O Air Shield 3 em 1 é o seu maior aliado quando o assunto é limpeza e economia: 

Sua função de limpeza ajuda a remover facilmente as sujidades nos filtros e serpentina (peça metálica atrás dos filtros), melhorando a circulação do ar.

Sua função de higiene permite eliminar colônias de bactérias, fungos, vírus e ácaros que estão presentes no seu ar condicionado.

Além disso, proporciona proteção para seu aparelho, e o ar que circula no ambiente por 30 dias contra esses microrganismos, a partir de sua ação bacteriostática. O seu uso conjunto com todas essas dicas que você acabou de ver, com certeza garantirão que você proporcione momentos refrescantes para sua família sem abrir mão da saúde e economia.

Ele é simples e prático, conheça mais sobre o Air Shield nos links abaixo e os locais mais próximos de você para adquirir o seu!

E aí? Gostou dessas 10 dicas super importantes para sua saúde e para o seu bolso? Compartilhe essa postagem com mais pessoas clicando nos links abaixo e se quiser receber mais dicas como esta, siga-nos nas redes sociais. 

Deseja receber novidades no email?

Fique por dentro de todas as dicas, notícias, comunicados e ofertas, faça parte da nossa lista. Não enviaremos spam e, caso queira, você pode cancelar os envios. Aproveite!

plugins premium WordPress
pt_BRPortuguese
Abrir WhatsApp
Ola posso ajudar?
Ola, podemos te ajudar?